Imagem: PT - BA

Na tarde desta segunda-feira (06) o programa Baiana Livre transmitiu uma entrevista feita por Cristóvão Rodrigues, comentarista político da Baiana FM, com Rosemberg Pinto (PT), deputado estadual da Bahia e atual líder  do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). De início, o petista foi questionado sobre seu apoio político aos candidatos às prefeituras e câmaras municipais das cidades de Candeias, Madre de Deus e São Francisco do  Conde, as quais o parlamentar obteve grande porcentagem de votos na última eleição.

Confira:

C.R – Secretário, a situação dessas cidades principalmente está resolvida para prefeito? 

R.P –  Olha, resolvida na totalidade, não. Mas o governador na cidade de Candeias trabalha com o nome de Marivalda junto comigo. Nós estamos tentando construir uma unidade das oposições em torno do nome de Marivalda e o nome também de Tonha, que a gente precisa respeitar. Mas estamos trabalhando para construir uma grande unidade para disputar e ganhar as eleições por lá. Na cidade de São Francisco do Conde há uma indefinição, a bancada local do PT entende que deve manter aliança com o prefeito Calmon, a exemplo de mim, que estou também nessa tese, e o PCdoB pela federação que é uma candidatura própria. Então acho que vai ser sim um embate e as pessoas estarão certamente numa posição de apoio do ponto de vista da minha orientação à recondução do atual prefeito Antônio Calmon. No caso de São Sebastião do Passe, há também uma posição diferente. O PCdoB entende que deve ir com a atual prefeita e o PT e o PV numa candidatura própria de Ângelo, que é filiado ao Partido dos Trabalhadores. Então essa é uma construção que deve prevalecer na disputa eleitoral. Também na cidade de Madre de Deus há uma construção da reeleição do atual prefeito. Essa é a orientação da base do governo, mas tem pessoas que são alinhadas com o governo, que pretendem apoiar uma outra candidatura. Então esse é um quadro das disputas municipais. Nem sempre a disputa municipal ela serve. A orientação da disputa estadual, que tem as suas peculiaridades em cada município. E às vezes a gente vai ter que entender isso, o governador tem trabalhado para manter todo o grupo unificado, mas respeitando também algumas peculiaridades, porque é natural. O importante é que nos locais onde a base do governo tem se dividido, todos trabalham para em 2026 apoiarem a reeleição do governador Jerônimo Rodrigues.

Já no segundo bloco da entrevista, o recorte sobre a eleição para a prefeitura de  Candeias foi enfatizado. Nomes como Eriton Ramos, Marivalda Rodrigues e Tonha Magalhães são cogitados entre os principais destaques políticos na concorrência da gestão do município, mas Rosemberg Pinto apenas uma candidata possui seu apoio de imediato, porém não descarta a parceria com outra:

C.R – Bom, no caso de Candeias parece que tanto  a ex-prefeita, Tonha Rodrigues, como a atual vice-prefeita, Marivalda da Silva, querem concorrer. 

R.P –  Sim, eu acho que tanto a Marivalda quanto Tonha apresentam seus nomes e nós temos que respeitar. Vamos trabalhar daqui mais ou menos um mês, com uma nova reunião, estamos conversando com todos, mas eu acredito na unidade em torno de um dos nomes. Eu defendo o nome da vice-prefeita Marivalda, mas com respeito muito grande por Tonha e tenho conversado com os apoiadores dela para que a gente possa construir essa unidade. Eu, inclusive, tenho uma reunião pré-agendada com a ex-prefeita Tonha, no sentido de construir essa união.

C.R – Nos parece que se dividir favorece o candidato do prefeito Pitágoras?

R.P –  Pois é, acredito que sim. É lógico que as três candidaturas, ainda assim o candidato do prefeito, está numa situação de uma avaliação menor que as outras duas pré-candidatas. Mas é lógico que é muito cedo ainda e se a gente se divide na oposição fortalece o governo a eleição de um turno só, então a ideia lá é a gente construir unidade pra ser uma disputa como dizem os nossos desportistas, ‘Bavi’.

C.R – Obrigado deputado.

R.P-  Eu te agradeço, um abraço pra você e parabéns aí pelo trabalho que você faz na comunicação da Bahia.