Governo envia LDO à Assembleia prevendo receita de R$ 63,9 bilhões e crescimento de 2,6% do PIB em 2025

Chegou à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2025, uma espécie de rascunho orçamento do próximo ano.

A peça foi entregue ontem pelo secretário estadual do Planejamento, Cláudio Peixoto, e publicada nesta quinta-feira (16) no Diário Oficial da Casa, prevendo uma receita de R$ 63,9 bilhões.

Segundo Peixoto, a LDO não fixa despesas, mas estabelece diretrizes e prioridades para o orçamento. O projeto prevê o crescimento do PIB baiano nos próximos anos, com projeções de 1,7% em 2024, 2,6% em 2025, e 2,5% em 2026 e 2027, conforme a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia.

“Essa estimativa é feita para conformar as metas fiscais. Nós não fixamos despesas na LDO […] Entre as prioridades, o Estado tem dado uma ênfase muito forte aos programas especiais. No caso, Programa o Bahia pela Paz, recentemente aprovado aqui nesta casa, além do Bahia sem Fome e o Bahia Ancestral”, pontuou Peixoto, destacando também as ações na área de mobilidade urbana, infraestrutura e logística, recursos hídricos, energias renováveis.