O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (26) que os resultados econômicos alcançados pelo atual governo levarão as contas públicas a ter o melhor desempenho em 10 anos. Haddad também criticou os comentários negativos feitos em relação à especulação do mercado brasileiros nos últimos meses.

“Não têm consistência essas projeções [do mercado]. Vamos soltar o relatório fiscal do primeiro semestre em 22 de julho. É o terceiro bimestre do ano que vai trazer números completamente consistentes com as projeções da Secretaria de Política Econômica. Com o trabalho que está sendo entregue, possivelmente, em 2024, vamos ter o melhor resultado fiscal dos últimos dez anos”, declarou o ministro.

Haddad ressaltou que a inflação está sob controle e em trajetória descendente, e que a inflação oficial ficou abaixo de 4,75% no ano passado e ficará abaixo de 4,5% neste ano. Em relação ao resultado fiscal, o ministro repetiu que a maior parte do déficit público acumulado desde o início do governo decorre do reconhecimento de dívidas de governos anteriores e do pagamento de calotes, como o dos precatórios.