“Sem deixar saudades”, diz Rui Costa sofre fim da concessão da ViaBahia nas BRs 116 e 324

Rui também afirmou que os projetos para licitação de obras de “recuperação emergencial” dos trechos já foram iniciados

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa, contou detalhes  sobre a  saída da ViaBahia na concessão das BRs 116 e 324, que devem acontecer até o final do ano. Rui afirmou que o distrato ocorreu em conversas com o ministro dos Transportes, Renan Filho e que a companhia “vai embora sem deixar saudades”.

“Nós solicitamos que eles se retirassem do contrato, foi feita uma negociação que falta ser homologada pelo pleno do Tribunal, ainda vai se reunir, analisar os termos da saída da ViaBahia e, uma vez o Tribunal homologando, o que está escrito, a ViaBahia sai no dia 31 de dezembro, vai embora sem deixar saudades ao povo da Bahia. Já estamos, junto com o ministro Renan, iniciando os projetos e a licitação, para que em janeiro a gente comece a fazer obras de recuperação emergencial, principalmente na BRs 324 e 116”, a declaração foi feita neste sábado (21), em entrevista ao Blog Marcos Frahm.

O ministro também contou que iniciou as conversas para a mudança na concessão desde o dia 1º de janeiro de 2023, quando tomou posse no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além de Renan Filho, Rui afirmou que as conversas também incluíram o Tribunal de Contas da União (TCU), na busca por melhorias na proposta de renovação da concessão das rodovias por parte da Via Bahia.