Comando Nacional do Transporte chama caminhoneiros a “fechar Brasília”

O Comando Nacional do Transporte divulgou um vídeo no qual Ivar Luiz Schmidt, um dos líderes do movimento do transporte, convoca os caminhoneiros para um buzinaço hoje (2), com o intuito de “fechar Brasília”. Os caminhoneiros manifestam contra o recente aumento do óleo diesel, além de pedir a definição de um valor mínimo para o frete.

As manifestações continuam em menos pontos, após a proposta do governo federal ter sido aceita pela Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística.

Na proposta apresentada, o governo prometeu sancionar sem vetos a Lei dos Caminhoneiros, prorrogar por 12 meses o pagamento de caminhões, conforme o Programa Procaminhoneiro, além de criar, por meio de negociação entre caminhoneiros e empresários, uma tabela referencial de frete.

Nos vídeos divulgados pelo Comando Nacional do Transporte, Schmidt convoca os caminhoneiros a se dirigir aos postos de combustíveis localizados nas proximidades de Brasília, para organizar a logística do buzinaço, prometido para esta segunda-feira, por volta das 18h, na capital federal. “Conclamo todos a fechar Brasília”, disse o caminhoneiro.

Em nota divulgada ontem (1º), a Secretaria-Geral da Presidência da República informou que o governo vai ampliar a presença das forças policiais para garantir o cumprimento das decisões judiciais e a desobstrução das rodovias, em busca de garantir o direito ao trabalho e o abastecimento da população. No texto, o governo reiterou o compromisso com as propostas anunciadas na semana passada e a disposição para o diálogo.

Com informações da Agência Brasil/ Foto: Agência Brasil