Doleiro Alberto Yossef é condenado por lavagem de dinheiro

O doleiro Alberto Youssef e outras três pessoas foram condenadas nessa terça-feira (5) por lavagem de dinheiro, por uma operação realizada em 2008. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o crime investigado na ação que resultou na sentença, ocorreu na origem do esquema de propina, em Londrina (PR) e foi coordenado pelo ex-deputado José Janene, morto em 2010.

De acordo com a denúncia, “recursos criminosos” de pagamento de propina foram lavados utilizando a indústria Dunel, sediada em Londrina, com o auxílio de Youssef e do operador de câmbio Carlos Habib Chater, que trabalhava em um posto de combustíveis em Brasília – o estabelecimento inspirou o nome da Operação Lava Jato.

Ao todo, foram investidos na Dunel, por Janene, R$ 1,16 milhão. Desse montante, metade foi transferida por Youssef  e a outra parte, de contas controladas por Chater. Um dos denunciadores da operação foi Hermes Magnus, um dos sócios da Dunel, que suspeitou da origem dos recursos e passou a enviar emails anônimos para a Polícia Federal. Primeiro colaborador da Lava Jato, Magnus mora atualmente em Portugal.

Com informações do BN e Folha de S. Paulo