Camaçari: Greve dos servidores municipais pode chegar ao fim nesta sexta-feira

Os servidores municipais de Camaçari que estão em greve há 25 dias, realizam assembleia nesta sexta-feira (12), na Câmara de Vereadores, para discutir as propostas pelo governo, apresentadas na última terça-feira (9), durante uma reunião entre os representantes da categoria e o poder executivo.

Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Camaçari (Sindsec), Silval Cerqueira, as negociações quanto ao reajuste salarial não avançaram. Enquanto o sindicato reduziu as suas exigências de 15% para 10,61% de reajuste, o governo continua sustentando o valor de 6,41%. “O prefeito argumenta que não há possibilidade de oferecer mais”, disse Silval.

Entretanto, o governo garantiu 30% de periculosidade para vigilantes, porteiros e guardas municipais e 20% de insalubridade para as merendeiras. A medida deve beneficiar 700 serão trabalhadores. Outros servidores também terão direito ao benefício, totalizando cerca de 1.500 servidores.

Se as propostas forem aceitas pela categoria na assembleia, os trabalhadores devem retornar às atividades na próxima segunda-feira (15). No total, cerca de 6 mil servidores aderiram a paralisação que afeta vários setores do município como educação, saúde, transporte e entre outros. Os serviços essenciais de saúde, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e socorristas do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), cemitério, atendimento hemodiálise, Defesa Civil, agentes de trânsito, tiveram o quadro de estão com quadro reduzido de funcionários, com média de 30% dos profissionais.

Com informações do Visão Diária