Fifa aprova procedimento das eliminatórias da Copa da Rússia

O Comitê Organizador da Fifa da Copa do Mundo aprovou, nesta sexta-feira (24), os procedimentos para o sorteio preliminar da fase de classificação de cada uma de suas seis confederações para a Copa do Mundo da Rússia de 2018, segundo comunicado do organismo reitor do futebol.

Presidido por Michel Platini,  o Comitê Organizador se reuniu na cidade russa de São Petersburgo, onde amanhã (25) acontece o sorteio da fase de classificação para o Mundial de 2018. A competição preliminar, na qual serão disputadas um total de 851 partidas, que começou em março deste ano, se prolongará até novembro de 2017.

A Fifa indicou que pelo menos 17 milhões de torcedores viram nos estádios os 820 jogos da fase de classificação para o Mundial do Brasil, o que é uma “mostra impressionante” do enorme interesse gerado pela competição.

Como gesto de solidariedade e amizade, o protocolo das partidas tanto das eliminatórias como da fase final do Mundial da Rússia incluirá, antes e depois do jogo, um aperto de mãos pela paz. Na reunião, o Comitê Organizador Local, liderado por Vitali Mutko, informou sobre o andamento dos preparativos para a Copa no país.

Na reunião de hoje, ficou acertado que a próxima Copa das Confederações será disputada entre 17 de junho e 2 de julho de 2017. Para esse torneio, além da Rússia, país anfitrião, já estão classificados Alemanha (campeã mundial em 2014), Chile (campeão da Copa América 2015) e Austrália (campeão da Copa Asiática 2015).

A eles se unirão o representante da Concacaf, assim como os ganhadores da Copa Africana de Nações 2016, a Eurocopa 2016 e da Copa do Nações da OFC (Oceania) 2016. O sorteio da décima edição da Copa das Confederações será realizada na cidade de Kazan em novembro de 2016. A próxima reunião do Comitê Organizador do Mundial acontece em Zurique no dia 16 de março de 2016.

Com informações do UOL