Candeias: Cras Itinerante atendente em Posto Sanca nesta quarta-feira (26)

Nesta quarta-feira (26), a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Candeias dará prosseguimento ao projeto Cras Itinerante, que tem como objetivo divulgar, facilitar e promover o acesso da população aos serviços disponibilizados pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Desta vez, a ação acontecerá na Escola Municipal Milton dos Santos Matos, no distrito de Posto Sanca, das 9 às 14 horas.

Lançado no dia 28 de julho, o projeto Cras Itinerante foi iniciado pelo bairro Malembá de Baixo, quando realizou cadastramento, orientação e encaminhamento para o Programa de Transferência de Renda – Bolsa Família, orientações para o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e cartório, orientação psicológica e demais serviços da rede socioassistencial. Além desses serviços, o projeto também promoveu uma explanação sobre as atividades desenvolvidas pelo Cras, e tirou dúvidas da comunidade quanto aos temas de competência do órgão.

Na segunda ação, realizada nesta terça-feira (25), o projeto atendeu a comunidade de Fazenda Mamão, na Escola Municipal Dom Pedro I. “Muitas pessoas que precisam dos serviços do Cras não procuram a unidade ou por desconhecimento das competências ou por dificuldade de deslocamento. A nossa ideia foi estreitar essa relação com a comunidade e poder auxiliar também quem mora nas localidades mais afastadas das unidades do Cras”, explicou a secretária de Assistência Social, Rosineide Pereira.

Cras

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras), conhecido como “casa da família”, é uma unidade de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco nos territórios por meio do desenvolvimento de potencialidades e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, bem como promover a ampliação do acesso aos direitos de cidadania