São F. do Conde: Alimentos de origem pesqueira podem ser incluídos na merenda escolar

Cem alunos do Centro Educacional Claudionor Batista, no Monte Recôncavo, participam a partir desta segunda-feira (31) de uma pesquisa que vai definir a inclusão do pescado na merenda escolar na rede municipal de ensino. A pesquisa do pescado faz parte do projeto desenvolvido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca.

Para o teste, foram produzidos alimentos como bolinho de sururu, quibe de siri, risoto de siri e hambúrguer de ostras e peixes retirados das áreas pesqueiras da Ilha do Paty e das Fontes. Os alunos receberão uma ficha de avaliação para dar nota ao produto experimentado.

Os alimentos passaram por um rigoroso processo de produção que incluiu capacitação das marisqueiras e higienização. Durante a capacitação, os pescadores e marisqueiras aprenderam a manusear o pescado, como higienizá-los e como prepará-los com menos calorias, sem a utilização de dendê e leite de coco.

De acordo com a Prefeitura, os produtos serão incluídos na alimentação dos alunos caso eles  produtos tenham boa aceitação na comunidade escolar. A prefeitura não informou quando será divulgado o resultado da pesquisa.

Pesquisa

A parceria entre a UFBA e a Prefeitura surgiu em 2009, através de um convênio com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). A partir desse convênio, proporcionou o desenvolvimento de pesquisas cientificas na comunidade pesqueira do município. Em 2010, foi realizada a primeira pesquisa intitulada “Do barco à comercialização, na perspectiva da promoção da segurança alimentar”, que analisou a pesca e a venda de alimentos vindos do mar. Outros trabalhos foram realizados na região com o intuito de fomentar a atividade pesqueira e a busca de uma alimentação saudável.