Candeias: Vereadores solicitam o atendimento de emergência no Posto Médico Luiz Viana Filho

Na sessão ordinária desta quinta-feira (17), os vereadores aprovaram um requerimento que solicita a reabertura do serviço de atendimento de urgência e emergência 24 horas do antigo Posto Médico Luiz Viana Filho.  O local abriga a Multiclínica, onde são realizados consultas médicas e tratamentos.

Segundo os vereadores, a população apresenta dificuldade em se deslocar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizado no bairro Ouro Negro, onde estão sendo feitos os atendimentos de urgência e emergência. O documento foi elaborado pelos vereadores da base governista, após diversas reuniões com o prefeito Sargento Francisco (PSD), que constatou o serviço de urgência e emergência da  UPA não supre as necessidades da comunidade devido à grande demanda e distância.

Quem não gostou muito de ficar de fora foi a vereadora da oposição, Rita Loira (PR), que criticou o fato do seu nome não ter sido incluído no requerimento. Ela junto com o vereador Dr. Pitágoras (PP) protagonizam os embates contra o fechamento da unidade. “O prefeito caiu a real junto com os 15 vereadores e entenderam que realmente nós estávamos certos. O povo de Candeias jamais poderia ficar sem o atendimento médico no Posto Médico. Eles reconheceram que erraram, caíram na real e resolveram pedir a reabertura do Posto Médico, mas deixaram meu nome e do vereador Pitágoras de fora. Não é justo que a abertura do Posto Médico, os 15 vereadores façam a lista e deixem os dois de fora”, disse a vereadora Rita Loira, em entrevista ao programa Baiana Livre dessa quinta-feira (17).

Em seu discurso no plenário, o presidente da Câmara, vereador Gil Soares (PTB), afirmou que reconhece a luta da vereadora pela permanência do atendimento 24 horas do Posto Médico e “que nenhum dos edis que assinaram o requerimento fez menção de que os vereadores da oposição fossem contra a abertura do posto 24h”.  Já o vereador João Cláudio (PMDB) enfatizou que o objetivo do requerimento é poder dá um atendimento emergencial qualificado para população.

Para a vereadora Lucimeire (PTC), a Multiclínica é eficiente, porém se faz necessário atendimento de urgência e emergência no local. “Todos os vereadores foram contra a retirada da emergência no Luiz Viana Filho. Foi feita uma tentativa, mas a Multiclínica não atende os anseios da comunidade”, completou a edil.