Estação do metrô na Bonocô é a sétima a entrar em operação

    Metrô de Salvador: estação Bonocô. Fotos: Pedro Moraes/GOVBA

    A sétima estação  da linha 1 do Metrô de Salvador  foi inaugurada, nesta sexta-feira (13), pelo governador Rui Costa, acompanhado do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, do prefeito ACM Neto. A estrutura elevada, que possui passarelas, rampas e elevadores, além de um bicicletário, vai atender principalmente aos moradores de bairros do entorno, como Cosme de Farias, Brotas, Campinas de Brotas, e na região da Bonocô.

    A estação tem 136 metros de extensão e uma área de 6.140 metros quadrados, em elevado, próximo à subida da Rua Odilon Dórea, em Brotas, e do bairro de Cosme de Farias. A plataforma é coberta por telhas metálicas termoacústicas. No topo da cobertura foi instalada uma claraboia.

    A estação vai funcionar de segunda a sexta, das 8h às 18h. O acesso aos sábados é das 8h às 13h e será gratuito. Além da Bonocô, os usuários contam com a estações do Bom Juá, Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte e Retiro.

    Em dezembro, entre os dias 15 e 18, será inaugurada a Estação Pirajá, integrada a outra de transbordo, completando a primeira etapa de 12 quilômetros do Metrô de Salvador. “Ao todo, serão 41 quilômetros, ligando também Lauro de Freitas, Águas Claras e Cajazeiras. Salvador será a terceira capital do país em extensão de metrô. São Paulo tem 80 quilômetros para 12 milhões de habitantes e Salvador, que tem três milhões de habitantes, será a terceira cidade, com 41 quilômetros, a metade de São Paulo”, disse o governador.

    Na inauguração, Rui disse ainda que o Estado já se reuniu com a Associação das Empresas de Transporte de Salvador, buscando acelerar o processo de integração do metrô com o ônibus urbano. “Já chegamos a um acordo com o transporte metropolitano e vamos, a partir de dezembro, iniciar a integração. Os ônibus da região metropolitana não chegarão mais ao centro de Salvador, mas vão levar os passageiros até a estação de Mussurunga, na Paralela, onde será feito o transbordo dos ônibus que vêm de Lauro de Freitas, e até Pirajá, onde o sistema vai receber os passageiros que vêm de Candeias, Simões Filho e Camaçari”.

    Foto: Pedro Moraes/GOVBA