Centro tecnológico para pescadores é inaugurado em Santo Amaro

O Centro Vocacional Tecnológico Territorial (CVTT) foi inaugurado na sexta-feira (15), no distrito de Acupe, na zona rural de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano pelo governador Rui Costa. Atividades teóricas para o aprimoramento da atividade pesqueira e ampliação da produtividade, além de aulas práticas que ensinarão a beneficiar subprodutos da pesca para fins comerciais são algumas das ações que serão realizadas na unidade.

“A entrega deste centro vai melhorar a vida das pessoas cada vez mais, através de treinamentos e capacitações não apenas para quem vive da pesca em Santo Amaro, mas em toda a Bahia. Este lugar, com essa estrutura, tem potencial para ser o maior centro tecnológico e de pesquisa do país”, disse Rui. Com investimentos de R$ 7,5 milhões, o CVTT funciona na Fazenda Oruabo, unidade da Bahia Pesca que já abriga laboratórios de piscicultura marinha, camarão e caranguejo.

centro tecn samaro

Além de participar da aula inaugural, o governador visitou as dependências do CVTT, distribuídas em seis pavilhões, e conferiu de perto o funcionamento dos laboratórios da Bahia Pesca. Salas de aula, infocentro, biblioteca, auditório e cozinha experimental também compõem a estrutura do centro.

De acordo com o coordenador técnico da Fazenda Oruabo, Jerônimo Souza, o centro incrementará as atividades realizadas pela Bahia Pesca no local. “O centro, por ser uma unidade de capacitação técnica, terá cursos tanto para pesca, quanto para a aquicultura. Dentro do segmento da aquicultura, disponibilizará cursos que complementarão o que já vem sendo feito no laboratório”.

Para Adeilton de Araújo, pescador do município de Taperoá, tempos ainda melhores virão após os pescadores serem capacitados no CVTT. “Vai aumentar nossa renda familiar. O pescado é um dos melhores meios de sobrevivência na nossa comunidade. Então, uma unidade para melhorar o beneficiamento de todo o pescado é de grande valia pra nós”.

Foto: Carol Garcia/GOVBA