Candeias: Obras de ampliação do Porto de Aratu movimentará R$ 100 milhões, explica presidente da Codeba

Em entrevista exclusiva ao programa Fala Comigo da Rádio Baiana FM (89,3), desta quinta-feira (21), o presidente da Companhia das Docas do Estadual da Bahia (Codeba), José Muniz Rebouças, explicou com detalhes as obras de ampliação da área de armazenagem do Porto de Aratu, em Candeias. As obras terão o investimento de R$ 100 milhões e serão realizadas pela petroquímica Braskem, em parceria com o governo do Estado, através da Codeba.

Com a ampliação, a expectativa é de que o Porto de Aratu passe a movimentar mais de 3 milhões de toneladas de produtos petroquímicos. O novo píer será construído em uma área de 16.549,88 m².

De acordo com Rebouças, o Porto de Aratu tem capacidade suficiente para atender as demandas atuais, mas como um vetor industrial do estado, precisa de adequação para o crescimento polo petroquímico e das indústrias baianas. “O potencial portuário da Baía de Todos os Santos é infinito. Por isso estamos precisando agora de uma infraestrutura maior. Nós precisamos pegar cargas em Goiás, Tocantins, no norte de Minas, em Pernambuco, no Matopiba, que é uma região agrícola próspera. Mas temos que estar preparados pra buscar cargas mais além desses horizontes”, disse.

Segundo a Braskem, já foram investidos aproximadamente R$ 4 milhões, em estudos preliminares, engenharia e licenciamento ambiental.

Empregos

O projeto prevê a geração de 400 empregos diretos e 3 mil indiretos e as ações de contrapartida social para o município. A previsão é que o terminal deve começar a operar no segundo semestre de 2017. “O que se movimenta de transporte, com caçambas, de pessoas para movimentar carga com empilhadeiras. O movimento disso é com transporte de  longo curso. Vamos insistir e pleiteando a reativação da Ferrovia. isso tudo vai criando uma malha de geração de emprego. Isso vai criando ondas de efeito positivo”, ressaltou.

Ainda de acordo com o presidente, outras cadeias econômicas vão ser criadas em torno da construção dos terminais. “O porto tem essa capacidade de geração da produção da economia. Ela não é geradora, mas por ele passa toda a geração”, explicou.

Carga e Descarga

Segundo Rebouças, novos projetos de ampliação do Porto de Aratu tem sido buscados junto ao governo federal, no sentido de facilitar e aumentar a capacidade de movimentação de cargas, com a diminuição no tempo de permanência e evitar congestionamento de navios. “Temos o projeto pronto que está inscrito no programa de infraestrutura do Governo Federal que seria no PAC- 3 [Programa de Aceleração do Crescimento], assim que viemos a sair desse momento crítico que estamos vivendo em termo de economia, que é a ampliação de mais dois berços. O projeto está pronto, quantificado, com investimento de R$ 150 milhões”, explicou.

Bahia Terminais

Sobre o investimento de R$ 850 milhões que serão feitos no Complexo Portuário Bahia Terminais, Rebouças explicou que serão construídos de novos terminais portuários, autorizado pelo governo federal, através da Secretaria de Portos. “Esse é um grande complexo portuário que foi projetado e já foi aprovado na Secretaria de Portos e sendo finalizado […] O investimento na ordem de R$ 850 milhões, já movimentam qualquer região que será feito. Isso dá uma movimentação muito grande em termos econômicos, em contratação de mão-de-obra”, explicou. A expectativa é de que o futuro terminal poderá movimentar mais de 3,6 milhões de toneladas anuais de carga.

Por Nailan Brasil