Entrega da chave da cidade ao Rei Momo marca a abertura do Carnaval

Fantasias, trios elétricos, alegorias e muita animação marcaram a abertura do Carnaval da Bahia 2016 e de Salvador, no começo da noite dessa quarta-feira (3), na Praça Municipal, no Centro Antigo de Salvador (CAS). O governador Rui Costa e o prefeito ACM Neto participaram da entrega da chave da cidade ao Rei Momo deste ano, Duzinho Néri. A partir de agora, o Rei Momo é quem comanda a festa até a próxima terça-feira (9).

“Essa é uma novidade: a abertura do carnaval de Salvador na quarta-feira, oficializando o dia, que já tinha um movimento grande, na Barra, e agora a gente cria essa grande apresentação do que serão os próximos dias de festa. Um cortejo que traz um pouco do carnaval de Salvador. Eu tenho certeza de que esse vai ser o maior carnaval de todos os tempos. Será histórico, de muita alegria e espero que seja, também, de muita paz”, disse ACM Neto durante a abertura oficial do carnaval.

Antes da entrega das chaves, o cantor, compositor e percussionista Carlinhos Brown deu início à folia no circuito, sendo a primeira atração oficial do Carnaval de Salvador. Brown trouxe de volta o Caetanave, uma réplica do trio que desfilou em 1972 para comemorar a volta do exílio do cantor e compositor baiano Caetano Veloso no período da ditadura.

“Não considero que estejamos resgatando algo. Isso é tradição e ela está sendo respeitada”, disse o cantor, ao falar sobre iniciar o percurso com os foliões na Praça Castro Alves com o trio Caetanave. “Quem vem de fora passar o carnaval de Salvador vai compreender que felicidade, aqui, não custa nada. Nós temos o maior cuidado com a figura da mulher, da criança e trabalhamos contra a exploração sexual dessas pessoas”.

Um bandão com 150 músicos liderados pelo maestro Fred Dantas se apresentou na festa, seguido pela Ala de Baianas, Grupo João de Barros, os percussionistas do projeto Quabales e os Pierrots de Plataforma.

Além do maestro, cantigas e sambas de roda do grupo As Ganhadeiras de Itapuã também marcaram presença na Avenida. Logo depois, desfilaram os blocos do Olodum, Banda Didá, Bonecões do Pelourinho, Wilson Café e os Tambores, e os Mutantes, o Rixô Elétrico de Fred Menendez.

olodum carnaval
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Na tentativa de conter a violência nos circuitos do carnaval, as entradas de todos os circuitos serão controladas, pela primeira vez, por detectores de metais. Segundo o secretário de Segurança do Estado, Maurício Barbosa, mais de R$ 40 milhões foram investidos na segurança do evento.

 

Foto: Mateus Pereira/GOVBA