São F. do Conde: Segundo dia do seminário fala sobre o projeto pedagógico, diretrizes e inserção regional do curso de medicina

O auditório do Campus dos Malês, em São Francisco do Conde, foi palco do segundo dia do seminário “Construção do Curso de Medicina na Unilab Malês: Perspectivas e Ações”, realizado hoje (15). Durante toda a manhã, aconteceram discussões sobre o projeto pedagógico, diretrizes e a inserção regional da Unilab, além da importância da formação de profissionais da área da saúde. A mediadora foi a diretora do Instituto de Ciências da Saúde e Integrante da Comissão de Implantação do Curso de Medicina na Unilab – CE, Emília Chaves.

A trajetória de construção e implementação do projeto do curso de Medicina foi explicada pela pró-reitora de graduação, Andrea Linard. “Temos o desafio de dar continuidade a celebração dos acordos de cooperação e convênios que serão necessários para definir os cenários de práticas. As vagas serão destinadas aos brasileiros através do ENEM e do SISU e teremos um esquema de bonificação para as estudantes da região próxima aos campus das universidades na Bahia e no Ceará, porque a proposta para o curso é que ele privilegie as pessoas da região. A universidade tem o desafio da interiorização e da internacionalização”, explicou.

A palestra sobre inserção e parceria para a formação e qualificação de profissionais de Saúde no estado, foi da diretora da Escola de Saúde Pública, Marcele Paim. “Com a Integração do Serviço Ensino Saúde na Qualidade do SUS Bahia, a gente envolve quatro atores fundamentais na formação: as instituições de ensino, os programas de residência em saúde, gestões municipais e estaduais e conselhos de saúde como controle social. A ideia é trabalhar com formação e desenvolvimento para o SUS com educação permanente em saúde com um conceito muito mais amplo. Com isso vamos desenvolver o curso com base nas necessidades de saúde e na capacidade de promover o desenvolvimento regional e o enfrentamento de problemas de saúde da região, com a participação ativa da comunidade”, reiterou.

A abertura do seminário, realizada ontem (14) reuniu diversas autoridades entre elas, o reitor da Unilab, Tomaz Aroldo da Mota Santos, da diretora do Campus dos Malês, Matilde Ribeiro, do prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida, e o da cidade de Candeias, Sargento Francisco.