PF desarticula esquema de troca de “favores” por votos

    Uma operação da Polícia Federal deflagrada nesta terça-feira (18) cumpre mandados de prisão por suspeita de crimes eleitorais em Saquarema e Cabo Frio, no Rio de Janeiro. De acordo com a PF, o objetivo é “desarticular grupos criminosos que exerciam cargos políticos ou disputavam eleições para prefeito e vereador”.

    Ainda segundo a PF, ao todo são 5 mandados de prisão e 7 de condução coercitiva expedidos pela 62ª Zona Eleitoral (Saquarema) cumpridos pela força-tarefa na operação intitulada ‘Sufrágio Sertanejo’.

    A polícia ainda afirma que os políticos envolvidos no esquema ocupavam os cargos públicos à base do “coronelismo”, com ofertas de benefícios irregulares em troca do voto. Os suspeitos também são investigados pela prática de ‘boca de urna’, distribuição de medicamentos e combustíveis, além de fornecimento de atestados médicos e receitas expedidas em um hospital da região.

    Um dos suspeitos investigados, ressaltou a PF, é um líder religioso que teria aceitado dinheiro para campanha durante um culto.

     

    Foto: Arquivo