CBB é suspensa de torneios mundiais pela Federação Internacional de Basquete

Por razões financeiras, estruturais e pelas ausências em competições internacionais, a Federação Internacional de Basquete (Fiba) suspendeu a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) nesta segunda-feira (14). A decisão ocorreu após “múltiplas ocasiões” em que, de acordo com a Fiba, foram promovidos apoio e flexibilidade à CBB antes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, ocorridos em agosto.

De acordo com anúncio da federação, a CBB ainda precisa de “reestruturação” e não está cumprindo completamente suas obrigações como uma federação nacional da Fiba. No dia 27 de janeiro, o órgão vai reavaliar a situação da confederação brasileira. Por meio de nota, a CBB se disse surpresa com a punição e disse que buscará os meios “formais e legais” para “preservar o basquetebol brasileiro”.

O fato de a CBB não ter participado de competições internacionais e continentais, além de ter falhado na organização do Fiba 3×3 World Tour, no Rio de Janeiro, foram alguns dos motivos para a suspensão. Segundo a Fiba, as abstenções prejudicaram um grande número de jogadores, que perderam chances de se qualificar e competir internacionalmente nos próximos anos.

A confederação brasileira manifestou surpresa com o anúncio já que, informou, um representante da Fiba foi enviado no início deste mês ao Brasil para analisar a situação e não mencionou a possibilidade de suspensão “em momento algum”. “Na próxima quarta-feira [16], a CBB diz que comentará todos os itens elencados pela Fiba e irá pontuar o que de fato acontece no basquete nacional para que a sociedade avalie e forme sua opinião sobre esse episódio”, informou a CBB, por meio do comunicado.