São F. do Conde: Educadores se reúnem para discutir metas para educação do município

A Jornada Pedagógica 2017, de São Francisco do Conde, teve início nesta segunda-feira (6) com a participação de um grande público no antigo prédio do Senai, na Baixa Fria, entre eles professores, coordenadores, diretores e vice-diretores, além de auxiliares de ensino da rede municipal. A Jornada é uma realização da Secretaria Municipal da Educação (Seduc) e teve como tema este ano – “Escola com qualidade: um compromisso de todos”.

O prefeito Evandro Almeida fez a abertura desta edição convocando a participação dos educadores. “Vamos fazer um grande trabalho, vamos fazer do nosso município uma unidade de referência em educação, contamos com todos vocês para isso”, disse o prefeito Evandro Almeida.

Na sequência, o secretário Marivaldo do Amaral apresentou as metas da secretaria para os próximos quatro anos e de que forma irão atuar em busca de uma educação de excelência para São Francisco do Conde. Ele anunciou também a mudança da sede da secretaria para o antigo prédio do SENAI, na Baixa Fria, local onde a Jornada está sendo realizada. Marivaldo ainda agradeceu as secretarias parceiras e todas as equipes envolvidas no processo de realização do evento.

Neste primeiro dia o evento contou com a palestra do professor Jorge Portugal com o tema “Escola com qualidade: um compromisso de todos” e uma palestra da Doutora Nádia Haje Fialho com o seguinte tema: “As questões da formação do professor na contemporaneidade e os desafios das políticas atuais”.

O espaço do evento contou com uma exposição do Programa de Criança, que é uma realização do SESI, com o apoio da Prefeitura Municipal e patrocínio da Petrobras, exposição de livros e exposição do artista plástico franciscano Márcio de Jesus Salustiano. “Eu já trabalho há 20 anos com essas esculturas que são retiradas dos manguezais daqui de São Francisco. Eu estava mariscando e vi uma peça que me despertou esse desejo de transformar em arte o que eu encontrava nos manguezais. Já viajei para outras cidades representando minha cidade e tenho muito orgulho disso”, declarou Salustiano.

A Jornada segue até o dia 08 com palestras e rodas de conversa. A programação para os dias 09 e 10 (quinta e sexta-feira) contará com visita dos professores às unidades escolares para reconhecimento do ambiente e integração com os profissionais de educação do município, além de elaboração dos planejamentos.