Brasília: Prefeitos vão a Ministério pedir apoio para a área da saúde

O prefeito de Candeias, Pitágoras Ibiapina, e de São Francisco do Conde, Evandro Almeida, se reuniram nesta quarta-feira (22), com chefe de gabinete do Ministério da Saúde, Paulo Roberto Rebello Filho para discutir questões relacionadas a Rede de Saúde dos Municípios, principalmente com vistas ao Fortalecimento da Atenção Básica, Rede Cegonha e Vigilância em Saúde.

Para  o município de Candeias, o prefeito solicitou recursos para compra de equipamentos destinados ao Hospital Ouro Negro, Posto Médico Luís Viana Filho, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Programa de Saúde da Família (PSFs), além da implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no distrito de Caroba.

Rede Cegonha

É uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Esta estratégia tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no País e será implantada, gradativamente, em todo o território nacional, iniciando sua implantação respeitando o critério epidemiológico, taxa de mortalidade infantil e razão mortalidade materna e densidade populacional.

São quatro os componentes da Rede Cegonha: I – Pré-natal; II – Parto e nascimento; III – Puerpério e atenção integral à saúde da criança e IV – Sistema logístico (transporte sanitário e regulação).

A Atenção Básica (AB) é desenvolvida com alto grau de descentralização, capilaridade e próxima da vida das pessoas. Deve ser o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e o centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. Por isso, é fundamental que ela se oriente pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, do vínculo, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social.

Além deles participaram do encontro a secretários municipais Eleuzina Falcão (Saúde – SFC) e Marivaldo do Amaral (Educação – SFC), e o deputado federal Cacá Leão (PP).