Maria Quitéria toma posse como presidente da FLEM

A ex-presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria (PSB), será empossada na tarde desta segunda-feira (17) no cargo de presidente da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM). Quitéria ocupará a cadeira deixada por Jones Carvalho (PT), que agora será diretor-geral da FLEM. A cerimônia está marcada para as 15h, no Salão de Atos da Governadoria, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Familiares, amigos e lideranças políticas locais, estaduais e federais estarão presentes na cerimônia.

Formada em administração, Quitéria presidiu a UPB por dois mandatos consecutivos e deixou o cargo recentemente após a eleição de Eures Ribeiro (PSD), prefeito de Bom Jesus da Lapa. Ela também atuou como prefeita do município de Cardeal da Silva, entre os anos de 2009-2016.

Em entrevista ao programa Baiana Livre, Quitéria afirmou que uma das grandes conquistas de sua gestão a frente da UPB foi ter promovido maior aproximação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) com os gestores, realizando capacitação aos técnicos das prefeituras da Bahia.

“Fizemos com que o tribunal entendesse que, por mais que o prefeito quisesse se adequar às leis, faltava conhecimento. Desenvolvemos ações diretas de fortalecimento da gestão publica com a finalidade de dar às prefeituras tranquilidade e informação através da entidade, uma aproximação de um órgão, que é fiscalizador como o TCM, o TCE, o TCU, o Ministério Público. Eu acredito que a gente fez um trabalho, colocando a política em segundo plano e mostrando que o município pode e deve ser um órgão transformador, com transparência, eficiência e com informação”, afirmou.

Flem

A Fundação Luís Eduardo Magalhães – instituição de direito privado, sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública – tem como finalidade social realizar pesquisas, planejar, fomentar, apoiar e executar ações nas áreas de desenvolvimento e capacitação de pessoas e de modernização da gestão e dos serviços públicos.

A fundação também promove o intercâmbio de experiências organizacionais e de administração entre instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais.