Mais de 12 milhões de contribuintes já entregaram declaração do Imposto de Renda

Faltando 11 dias para o fim do prazo, menos da metade dos contribuintes já acertaram as contas com o Leão. De acordo com o balanço divulgado pela Receita Federal, 12.389.213 declarações foram recebidas até as 17h dessa segunda-feira (17). O número equivale a 43,8% do total de 28,3 milhões de documentos esperados.

O prazo final para a entrega do Importo de Renda, que começou no dia 2 de março, é o dia 28 deste mês, até as 23h59. O programa gerador da declaração está disponível no site da Receita Federal. A declaração do Imposto de Renda é obrigatória para quem recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano passado.

Mudanças

Neste ano, a declaração do Imposto de Renda teve uma série de mudanças. As principais são a redução da idade mínima, de 14 para 12 anos, na apresentação do CPF de dependentes e a incorporação do Receitanet, programa usado para transmitir a declaração, ao programa gerador do documento.

Precisa ainda declarar o Imposto de Renda quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil; quem obteve, em qualquer mês de 2016, ganho de capital na alienação de bens ou direitos sujeito à incidência do imposto ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias e de futuros.