Madre de Deus: Audiência pública discutirá poluição do ar

Em entrevista ao programa Baiana Livre nesta terça-feira (2), o vereador do município de Madre de Deus, Anselmo Duarte (DEM), afirmou que irá realizar uma audiência pública na Câmara de Vereadores na próxima terça-feira (9), para debater temas relacionados poluição do ar em Madre de Deus e nas cidades vizinhas. Segundo o vereador, é preciso desenvolver mecanismos para diminuir as fontes de poluição na atmosfera.

“Sei que os moradores de Madre de Deus, São Francisco do Conde, Candeias e São Sebastião do Passé sofrem com o odor do Benzeno, que é uma substancia cancerígena. É preciso estabelecer políticas de qualidade para manter o ar mais limpo. Então estou indo buscar com mais firmeza pesquisar os produtos que causam esse odor fortíssimo, aonde várias pessoas chegam a ficarem com náuseas. Tenho certeza que esse produto causa uma poluição ambiental horrível. Irei pesquisar com mais profundidade uma forma para estabelecer um programa de qualidade para manter o ar mais limpo”, disse o parlamentar.

Sobre o Benzeno

Benzeno é uma substância de líquido incolor, inflamável e com um aroma doce. Em contato com o ar, evapora-se rapidamente. Na natureza, o benzeno é liberado por processos naturais, como o vulcanismo e as queimadas.  O benzeno está intimamente ligado aos processos de produção, refinamento, transporte e armazenamento do petróleo. Por este motivo, populações que moram ao redor de indústrias petroquímicas estão mais expostas ao benzeno pela poluição do ar.

Estudos demonstram que pessoas expostas ao benzeno podem desenvolver leucemia mielóide – tipo de leucemia que está ligada a má formação de células vermelhas dentro da medula óssea.

A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), o Programa Toxicológico Nacional (NTP) e a Agencia de Proteção Ambiental (EPA) classificam o produto como agente cancerígeno, podendo alterar a forma natural de regulação hormonal do organismo.