Prefeitura faz tombamento da Pedra de Xangô nesta quinta

Um dos símbolos da religião de matriz africana da cidade de Salvador, a Pedra de Xangô, localizado em Cajazeiras, vai ser tornar patrimônio imaterial do município. A solenidade de tombamento acontece nesta quinta-feira (4) e contará com a presença do prefeito ACM Neto e do presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro.

O processo de tombamento foi aberto a partir das solicitações da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro-Ameríndia (AFA), da Associação Pássaros das Águas e da Câmara Municipal de Salvador. A Pedra de Xangô é considerada um monumento natural sagrado e elemento de resistência cultural e aglutinador da teia de terreiros da localidade. Toda a região de 17 hectares onde se encontra a pedra já foi oficializada como a primeira Área de Proteção Ambiental (APA) criada pela Prefeitura com base no novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Salvador (PDDU).

Para a FGM, o tombamento da pedra reconhece uma crença, empodera um povo e faz justiça a uma reivindicação antiga. “Salvador ganha um marco identitário que reforça sua história e tradição. Cajazeiras ganha um espaço para se estruturar e desenhar uma fisionomia própria. Parabéns a todos os envolvidos que se empenharam numa luta sem trégua. Agora é pensar no futuro e potencializar essa pedra como marco de luta e resistência”, afirmou o presidente da fundação, Fernando Guerreiro.