Monica Moura e João Santana são absolvidos do crime de corrupção e cumprirão 1 ano e meio de recolhimento domiciliar

Com informações do M1 ( Foto: Divulgação)

João Santana e Monica Moura foram condenados nesta segunda-feira (26) a quatro anos e seis meses de reclusão. A decisão foi do juiz federal Sérgio Moro.

Os marqueteiros foram condenados pelo crime de lavagem de dinheiro após investigações na Operação Lava Jato, no entanto, foram absolvidos do crime de corrupção. Esta é a segunda condenação de João e Monica na Lava Jato.

A princípio, a pena seria de sete anos e seis meses de reclusão e 100 dias de multa. Entretanto, confessaram o crime e acabaram fechando um acordo de delação premiada. Os dois ainda terão que usar tornozeleiras eletrônicas.

As investigações apontam que os valores negociados entre Palocci e a Odebrecht, dos quase R$ 128 milhões, US$ 10,2 milhões foram encaminhados para João Santana e a esposa em trocas de serviços eleitorais para o PT.

De acordo com o advogado do casal, Juliano Campelo, o juiz Sérgio Moro decidiu absolver o casal pelo crime de corrupção e a condenação por lavagem de dinheiro foi substituída pelos termos do acordo de delação. Assim, eles deverão cumprir a pena em casa.