Região metropolitana: Mutirão de cirurgias começa nesta terça-feira

Começa nesta terça-feira (25), as pré-consultas do mutirão de cirurgias da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) no município de Candeias, na região metropolitana de Salvador. A ação acontece na unidade móvel estacionada na Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes, das 8h às 17h e tem como objetivo reduzir a fila de espera do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com informações da Sesab, a estimativa é que, por dia, sejam realizados 180 atendimentos.

Segundo o prefeito de Candeias, Pitágoras Ibiapina (PP), a ideia do mutirão é desafogar a espera nos atendimentos de complexidade. “Acredito que a população vai estar muito bem contemplada e essa ação irá desafogar tanto para o governo do estado da Bahia, como também para o município de Candeias e todos os municípios da vizinhança”, afirmou o gestor.

Dentre as especialidades oferecidas estão Colecistectomia (vesícula), Histerectomia (útero), Hérnia Umbilical, Hérnia Epigástrica, Hérnia Inguinal. Os pacientes que farão cirurgias de vesícula precisam estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). Para as mulheres que farão o procedimento de histerectomia, será preciso levar o exame preventivo atual, e se ainda menstruam, devem levar também o exame Beta HCG. Além disso, todos devem levar exames laboratoriais e outros que possuam.

Para a secretária de Saúde do município de São Francisco do Conde, o trabalho do mutirão  em conjunto com as prefeituras irá agilizar os procedimentos cirúrgicos na região metropolitana.  “É muito importante para nós, porque é uma parceria com a Sesab, até porque os municípios têm trabalhado, buscando pacientes, identificando, realizando exames, trabalhando de uma forma conjunta na realização no processo cirúrgico”, avaliou.

Os atendimentos seguem até a próxima quinta-feira (27). As cirurgias começam a ser feitas a partir do dia 5 de agosto, no Hospital Ouro Negro, em Candeias. Além de Candeias, serão atendidos os pacientes dos municípios de São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Madre de Deus.

Para saber se a pessoa está cadastrada para passar pela cirurgia, basta consultar a lista única, disponível no seguinte endereço: http://mutiraodecirurgias.saude.ba.gov.br/. Também, o paciente ou responsável poderá ir até a Secretaria Municipal de Saúde de seu município, para saber se o seu nome consta na lista para a realização do procedimento.