São F. do Conde: Em entrevista, secretário de Educação faz balanço da gestão

Em entrevista ao programa Baiana Livre desta segunda-feira (31), o secretário de Educação do município de São Francisco do Conde, Marivaldo do Amaral, fez um balanço de sua gestão à frente da pasta. Entre os resultados apontados, o secretário destacou o projeto Voar, que tem como iniciativa estabelecer uma ação de políticas públicas e educacionais para o município.

“Tivemos diversas iniciativas visando mexer com a qualidade da nossa educação. Na última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), nós identificamos que a proficiência de aprendizado dos estudantes estavam muito aquém. Através desse diagnóstico, nós estamos trabalhando com ações que vão apresentar um resultado a médio e a longo prazo”, afirmou.

Concurso Público

Questionado sobre a demissão de funcionários devido ao processo seletivo para a contratação de novos profissionais, o secretário disse em entrevista que os profissionais temporários que estavam lotados na pasta foram alocados para outras secretarias.

“Esses profissionais que muito somaram com nossa educação nos últimos anos, muitos deles foram alocados para trabalhar nas dependências da prefeitura, outros buscaram mercado também fora do município e alguns deles ainda não conseguiram se recolocar no mercado de trabalho”, comentou.

Incentivo à produtividade

Durante a oportunidade, Marivaldo destacou a criação do programa de Incentivo de Produtividade para os profissionais da educação do município. Segundo ele, o programa tem como meta, elevar o nível de qualidade de aprendizagem através do desempenho do profissional.

“O programa visa, sobretudo, estimular os coordenadores pedagógicos no âmbito da escola, no cumprimento dos cronogramas da secretaria de educação, isso vale para os coordenadores e psicopedagogos trabalharem no cotidiano escolar”, destacou.

Educa Chico

Sobre o Educa Chico, o secretário disse que o programa está em processo de auditoria para apurar possíveis ilegalidades no uso do beneficio. O secretário afirmou que os pagamentos serão efetuados brevemente.

“O Educa Chico está passando por auditória, essa auditoria ocorre anualmente e isso às vezes demora um pouco porque os técnicos da controladoria do município precisam apurar com um maior cuidado determinados programas. Isso porque se trata de programa de transferência de recursos e ai a responsabilidade e o cuidado é muito grande. Estamos já próximo dos pagamentos e a minha perspectiva é que seja mais ou menos dentro do prazo de trinta dias”, pontuou.