Ex-secretário de obras de Eduardo Paes é preso em mais um desmembramento da Lava Jato no Rio

Com informações do G1 (Foto: Reprodução)

O ex-secretário municipal de obras do Rio nas duas gestões do ex-prefeito Eduardo Paes, Alexandre Pinto, foi preso por agentes da Polícia Federal em mais um desmembramento da Lava Jato no Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (3). Ele foi preso em casa, na Taquara, na Zona Oeste do Rio, em um condomínio de luxo da região.

Os agentes estão nas ruas, desde o início da manhã, para cumprir nove mandados de prisão preventiva, um de prisão temporária, três conduções coercitivas e 18 mandados de busca e apreensão. Nove mandados de prisão estão sendo cumpridos no Rio e um em Pernambuco, onde foi confirmada a prisão de Laudo Aparecido Dalla Costa Ziani, genro do ex-deputado Pedro Corrêa. A operação foi batizada de “Rio, 40 graus”. Outro alvo da ação é a advogada Vanuza Sampaio.

Também há um mandado de condução coercitiva (quando alguém é levado para depor) contra o advogado Luciano Ramos Volk, na Vila Nova Conceição, bairro nobre da Zona Sul de São Paulo, mas que não tinha sido cumprido até as 7h45. A Polícia Federal entrou no prédio, mas não o localizou. Já o mandado de busca e apreensão foi cumprido no apartamento de Luciano.

Todos os mandados são expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ªVara Federal Criminal do Rio. Segundo as investigações, os suspeitos receberam mais de R$ 30 milhões em propina de obras públicas.

Essa é a primeira vez que a Lava Jato chega à prefeitura do Rio. Em nota, o ex-prefeito Eduardo Paes afirmou que Alexandre Pinto é um servidor de carreira da prefeitura do Rio e a política não teve qualquer relação com sua nomeação para a função de secretário de obras. “Ao contrário! Caso confirmadas as acusações, será uma grande decepção o resultado dessa investigação.”, disse Paes.