Região Metropolitana: Rui anuncia implantação do transporte metropolitano

    O governador da Bahia Rui Costa (PT) anunciou nesta segunda-feira (7), em entrevista coletiva ao pool de rádios da região metropolitana de Salvador (RMS), a proposta de licitação do transporte metropolitano. Segundo o governador, o novo sistema irá abranger os municípios de Candeias, São Francisco do Conde, Madre de Deus, Simões Filho e Camaçari. A previsão é de que o serviço seja implantado até dezembro deste ano.

    “Eu já determinei a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) que faça a licitação do transporte metropolitano. Essa licitação obrigará as empresas a colocar ônibus com ar-condicionado e Wi-Fi circulando dentro da região metropolitana de Salvador, porque esta é regulada pelo estado”, disse Rui.

    Ele disse ainda que os novos contratos serão liberados da outorga onerosa (valor cobrado pelo direito de uso da concessão pública), tendo como contra partida a qualidade dos serviços prestados à população. ”Eu não vou cobrar outorga onerosa, até porque que usa o ônibus são as pessoas pobres, pessoas simples. Se o estado cobrar quem vai pagar a conta é você. Então eu não vou cobrar nada para as empresas”, pontuou.

    De acordo com Rui, o processo de licitação terá como critério de escolha baseado na qualidade do serviço e menor preço. A expectativa é que a licitação ocorra ainda neste semestre.

    “A licitação está dividida em dois parâmetros; a qualidade do serviço e o preço da passagem. Então não precisa pagar nada ao estado, eu só quero que seja de qualidade para população. Até o fim desse semestre nós teremos ônibus novos circulando por toda região metropolitana, no mesmo padrão que eu quero colocar os ônibus alimentadores na capital”, afirmou.