Candeias: Inscrições para o Jovem Aprendiz são prorrogadas

A Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SEMTER) anunciou nesta quarta-feira (20), que prorrogou o prazo para os candidatos se inscreverem no programa Jovem Aprendiz. Os interessados podem fazer a inscrição, das 9h às 16h, Rua Dário Sales, 1º andar, próximo a loja Fama Móveis, no Centro da cidade.

O motivo, de acordo com o órgão foi a grande a procura de jovens para participar do programa. Nesta quarta-feira (20), a fila começou a ser formada por volta das 5h e até as 10h cerca de mil pessoas já marcavam presença. As pessoas que estavam na fila reclamavam que não conseguiram atendimento e da falta de informação.

Os interessados devem levar original e cópia do RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, reservista (sexo masculino), comprovante de residência e de escolaridade.

Jovens entre 14 e 24 anos que sejam estudantes a partir do 9º ano do ensino fundamental ou concluintes do ensino médio podem se candidatar para a oportunidade do primeiro emprego.

O Programa

O programa Jovem Aprendiz é um programa do governo federal criado a partir da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00) com o objetivo de que as empresas desenvolvam programas de aprendizagem que visam a capacitação profissional de adolescentes e jovens em todo o país.

O programa é composto por curso de aprendizagem gratuito com duração de até dois anos. Durante este período o aprendiz receberá ensinamentos teórico (sala de aula) e prático (dentro da empresa contratante).

O jovem aprendiz recebe capacitação para aprimorar habilidades na área que atuará na empresa. Dessa forma, ele tem a chance de vivencia o dia-dia dentro da empresa e, ao mesmo tempo, aprender uma profissão.