Candeias: Câmara aprova por unanimidade projeto que institui a criação “junho branco”

    Os vereadores do município de Candeias, na região metropolitana de Salvador, aprovaram durante sessão ordinária desta quinta-feira (9), o Projeto de Lei (PL) 019/2017 que institui a criação do “junho branco”, com o objetivo de conscientizar a população acerca do uso das drogas lícitas e ilícitas. A ideia, segundo o autor do projeto, o vereador Diego Maia (PR), é dedicar o mês de junho para a conscientização sobre o tema, que passará a integrar o Calendário Oficial do Município.

    “São medidas educativas que irá abranger igrejas, escolas e as empresas com o objetivo de instruir a população sobre as drogas licitas e ilícitas, alertando sobre os riscos do uso do álcool, tabaco, bem como as drogas ilícitas como maconha, cocaína, crack, dentre outros”, comentou o vereador.

    O PL 019/2017 foi aprovada por 16 votos favoráveis e uma ausência. Com a aprovação, fica instituído ao executivo a realização de ações preventivas nas unidades da rede municipal de ensino e campanhas institucionais sobre as drogas. A proposta segue para o executivo, sendo sancionada ou não pelo prefeito Pitágoras Ibiapina (PP).

    Trabalhadores

    Na ocasião, um grupo de 30 trabalhadores desempregados participaram da sessão ordinária e usaram a tribuna para relatar sobre o crescimento do desemprego na região, além da limitação de vagas para as obras da Refinaria Landupho Alves (RLAM). Eles alegam que realizam o cadastro para o processo seletivo, receberam a carta e não foram convocados para atuar na empresa.

    De acordo com os representantes da categoria, as empresas subsidiárias estão limitando o número de vagas para os profissionais da região metropolitana. A pauta ficou de votar a ser discutida na próxima sessão ordinária, prevista para acontecer na próxima terça-feira (14).