Servidores do TJ-BA lideram faltas com atestados: média de 24 por ano

Com informações do Correio da Bahia ( Foto: Reprodução)

Os servidores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) têm o maior percentual de faltas motivadas por doenças do Judiciário brasileiro. Na média, cada servidor faltou 24 dias por questões de saúde em 2016, segundo levantamento do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulgado nesta terça-feira (21) e que utiliza dados dos próprios tribunais. A média da Justiça brasileira é de 8 dias de falta por servidor, por ano.

Com 6,3%, os servidores da Corte baiana apresentaram índice três vezes maior que a média do poder Judiciário (com as Cortes eleitorais, estaduais, federais, militares, Superiores e do Trabalho), de 2,1%. A média da Justiça estadual foi de 1,9%. Os sindicatos de servidores falam em excesso de trabalho.

Arte: CORREIO

Os servidores do TJ-BA são seguidos, entre as Cortes estaduais, pelos do Tribunal de Justiça do Pará (TJ-PA), com 4,7%, e pelos servidores do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), com 3,3%.

O levantamento do CNJ trouxe ainda o índice de faltas por doença dos magistrados. Entre as Cortes estaduais, a Bahia aparece em terceiro lugar no índice de faltas, com 3,3%, estando empatada com o Tribunal de Justiça de Roraima (TJ-RR). Isso significa que cada juiz faltou 12 dias por ano, em 2016, por conta de questões de saúde. Os magistrados estão atrás dos do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC), com 20% de índice, e dos do Tribunal de Justiça do Pará (TJ-PA), com 6,1%.