PF investiga crime de gestão fraudulenta na Bahia

    Com informações do M1 ( Foto: Reprodução)

    A Polícia Federal e a Controladoria Geral da União deflagraram, nesta sexta-feira (22), a “Operação Caixa 3” em cinco estados, inclusive na Bahia – 14 mandados são sendo cumpridos no estado, no Ceará, São Paulo, Pernambuco e Rio de Janeiro.

    A investigação tem como alvo o Banco do Nordeste e a suspeita de gestão fraudulenta em razão de procedimento de troca de garantia em financiamento, medida que concedia benefício a um grupo empresarial específico, do ramo de bebidas.

    As medidas foram expedidas pela 11ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Fortaleza/CE. Ao todo 72 policiais federais e dez servidores da CGU estão dando cumprimento às medidas cautelares.

    A operação – Relatórios da Controladoria Geral da União apontaram descumprimento de normas do banco quanto à avaliação de risco da operação; descumprimento de norma do banco em relação à substituição da garantia; não estabilização do empreendimento da Bahia; fragilidade no acompanhamento do BNB na comprovação financeira na construção da fábrica de uma cervejaria na Bahia.

    Será concedida coletiva às 11h na Superintendência da Polícia Federal no Ceará.