Bahia teve 49 casos de feminicídios em 2017; homicídios e assaltos tiveram redução

    Com informações do M1 ( Foto: Reprodução)

    Quarenta e nove mulheres foram mortas na Bahia este ano, conforme dados apresentados na manhã desta quarta-feira (27) pelo secretário estadual de Segurança Pública, Mauricio Barbosa. Do total, 22 casos foram elucidados e mais de 1,7 mil vítimas do sexo feminino obtiveram medidas protetivas por meio da Ronda Maria da Penha da Polícia Militar.

    Apesar da quantidade alarmante de feminicidio, o titular da SSP ressaltou que a quantidade de assaltos a ônibus, bancos e veículos registrou queda em relação a 2016. Os números correspondem ao período de janeiro até o dia 25 de dezembro deste ano.

    De acordo com ele, em Salvador, o volume de assaltos a ônibus, que no primeiro semestre atingiu o aumento de 25%, sofreu redução de 2,1% no segundo semestre. Em relação aos veículos, foram registrados 488 casos a menos de roubos e 78 de furtos, o que representa decréscimo de 7,9 % e 4,8%, respectivamente.

    Na Bahia, os crimes contra instituições financeiras também tiveram redução. Segundo o levantamento, foram menos 7,8% assaltos a banco, mesmo com a grande ocorrência de casos do tipo no mês de dezembro.

    Crimes Violentos Letais Intencionais – Ainda sobre números do estado, os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) – homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte – também apresentaram queda na comparação com o ano passado. O índice baixou para 6,2 mil contra 6.563 mortes em 2016.

    No interior, os crimes violentos tiveram baixa de 8,8%. A RMS também apresentou queda de 1,3%. Já em Salvador, o dado aumentou em 2,77%, com 37 casos a mais do que no ano anterior. Em todo o estado, a diminuição foi de 5,5 %.

    Apreensão de drogas – Segundo o órgão de segurança, mais de 16 toneladas de drogas foram apreendidas, o que representa um aumento de 285%. Também se manteve em alta o número de presos em flagrantes: foram 20.710 no total. De cumprimento de mandados de prisão foram 3.998 casos.