Rui Costa pode ser ‘plano de emergência’ do PT se Lula for barrado

Com informações do Bahia.BA ( Foto: Reprodução)

Se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva for impedido pela Justiça de disputar a eleição deste ano, o governador Rui Costa pode ser o “plano de emergência” do PT para entrar na corrida presidencial deste ano. A hipótese foi o principal tema discutido, na noite desta quinta-feira (18), no Palácio de Ondina, onde houve uma confraternização pelos 55 anos do gestor estadual.

Apesar de o nome do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE) e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), aparecer, até no plano nacional, como o provável candidato do PT a presidente, o petista tem descartado essa possibilidade porque teme ter a imagem desgastada, pela oposição e pela imprensa, por causa das denúncias da operação Lava Jato.

Wagner é alvo de investigação por supostamente receber propina da Odebrecht. Neste cenário, o titular da SDE tem entendido que o melhor é emplacar o aliado Rui Costa na disputa presidencial, e ele concorrer ao governo da Bahia, onde haveria menos resistência a seu nome.

A cúpula do governo compreende ainda que Rui tem chances reais como postulante ao Palácio do Planalto, pois, tem feito uma “boa administração” na Bahia e não teve a imagem afetada pela Lava Jato. O foco do governador, no entanto, é ser postulante à reeleição.

Se, de fato, o chefe do Palácio de Ondina for alçado candidato a presidente, os governistas ressaltam que sobrariam duas vagas na chapa, pois, Wagner iria para a cabeça e o vice-governador João Leão (PP) para o Senado.

Das duas vagas, uma seria ocupada pela senadora Lídice da Matta (PSB) e a outra pelo PSD, que pode ser um membro da família Alencar ou o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Angelo Coronel. “Com essa chapa, o prefeito ACM Neto nem se atreve a ser candidato”, brincou um interlocutor do Palácio de Ondina