Candeias: Sob aplausos e protestos, corpo de artista plástico é enterrado

“Queremos justiça”. Essas foram as palavras ecoaram pelas ruas da cidade de Candeias, região metropolitana de Salvador, na tarde deste domingo (22), durante o velório e sepultamento do artista plástico, Manoel Arnaldo Filho, de 60 anos, conhecido como “Nadinho”, morto a tiros na noite do último sábado (21). O caixão com o corpo de Arnaldo foi carregado da praça dr. Gualberto Dantas Fontes até o Santuário Nossa Senhora das Candeias, onde foi celebrada a missa de corpo presente. Milhares pessoas acompanharam a caminhada e traziam nas mãos os quadros pintados pelo artista.

A celebração foi presidida pelo pároco frei Jorge Luiz Soares no Santuário Nossa Senhora das Candeias que pediu orações para a nossa cidade. “Sabemos o quanto é doloroso deparar-se com uma situação que é ter a vida de um ente querido ceifada dessa forma. Queremos rezar também pela nossa cidade, aonde nos vamos a a cada dia de vendo manifestações e pedi as bençãos para que nós possamos derrubar essa realidade superando isso que é expressão de violência”, afirmou o frei Jorge Luiz Soares.

Após a missa, o corpo de Arnaldo foi sepultado no cemitério Recanto da Saudade, sob aplausos e gritos de justiça. Diversas autoridades do município, entre elas o prefeito Pitágoras Ibiapina acompanharam o sepultamento.

Em nota, o prefeito Pitágoras Ibiapina lamentou a morte do artista e informou que marcará mais uma reunião com o comandante geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Anselmo Brandão, para tratar mais uma vez da onda de violência na cidade: “Pediremos também às autoridades policiais uma investigação séria, justa e célere, para que a nossa cidade tenha a resposta para este fato tão lamentável que nos deixa tão abalados neste momento. Para a família, só podemos neste momento desejar o conforto da fé para enfrentarem esse momento tão difícil”, disse o prefeito.

A Paróquia Nossa Senhora das Candeias também divulgou nota lamentando a morte do artista.  “É com imenso pesar que a Paróquia Nossa Senhora das Candeias recebeu a notícia do falecimento do Senhor Arnaldo Filho, (Conhecido como Nadinho), membro da nossa Comunidade, ocorrido na noite deste sábado (21). A Paróquia Nossa Senhora das Candeias lamenta profundamente a perda deste servo de Deus e pai de família que se tornou mais uma vítima da violência que assola nossa cidade”.

 

Operação

Testemunhas disseram que a vítima pintava um quando teve a casa invadida pelos policiais. “Eles ficaram parados na parte de cima da rua, pensando o que fazer. Já tinha feito a besteira de não terem ouvido dos vizinhos que ele eram de bem. Mas mesmo assim eles atiraram covardemente, a arma que ele tinha nas mãos no momento era o pincel, ele estava terminando um quadro”, contou um dos vizinhos que não se identificar.

“Esses policiais chegaram armados, com arama de grosso calibre e perguntaram onde era a casa 11, não perguntaram em momento nenhum quem morava. Debaixo do coro de vizinhos pedindo para eles não fazerem nada, pois sabiam que nessa casa morava um artista plástico, alias, o único da cidade, eles não pensaram duas vezes, e o Arnaldo abrir a porta, eles alvejaram duas vezes, arrombaram a porta, tiraram o corpo do mesmo dentro de casa”, contou a testemunha.

Segundo os familiares, quatro policiais participaram da ação. “Eles pegaram o corpo do meu tio levaram para o hospital e depois se mandaram para Salvador e os outros foram prestar queixa”, disse um dos sobrinhos da vítima, Jessé Sodré, de 27 anos.

Versão da PM

De acordo com a PM, em nota enviada a imprensa, a guarnição foi até o bairro do Santo Antônio, por volta das 20h, após receber “um chamado através do Centro Integrado de Comunicação (CICOM) informando que um homem havia invadido uma residência”.

Os policiais militares informaram, em depoimento, que o “homem que apareceu em uma das janelas recepcionou os policiais empunhando e apontando uma arma de fogo contra os integrantes das guarnições e, segundo o relato dos próprios policiais, teria acionado duas vezes a tecla do gatilho da arma, mas a munição teria falhado. Frente a iminente ameaça, os policiais alvejaram o homem com dois disparos, um atingiu o braço e outro o tórax”.

Ainda segundo a PM, “a arma utilizada pelo homem e apreendida após a ocorrência era um revólver calibre 32 com seis cartuchos, sendo dois percutidos e não deflagrados e quatro intactos”.

Ainda segunda a nota, a Polícia Militar informou que um inquérito Policial Militar foi instaurado e que a Corregedoria está apurando o caso. O inquérito tem o prazo de 40 dias para ser concluído.

Confira a nota

“Prezados,

Na noite deste sábado (21) guarnições que compunham a Operação Força Tática no município de Candeias receberam um chamado através do Centro Integrado de Comunicação (CICOM) informando que um homem havia invadido uma residência no bairro Santo Antônio.

Ao chegarem no endereço informado as equipes policiais bateram à porta do imóvel e identificaram-se como policiais militares, contudo o homem que apareceu em uma das janelas recepcionou os policiais empunhando e apontando uma arma de fogo contra os integrantes das guarnições e, segundo o relato dos próprios policiais, teria acionado duas vezes a tecla do gatilho da arma, mas a munição teria falhado. Frente a iminente ameaça, os policiais alvejaram o homem com dois disparos, um atingiu o braço e outro o tórax. Imediatamente foi prestado o socorro para o Posto de Saúde da Cidade de Candeias, onde o médico plantonista atestou o óbito. A arma utilizada pelo homem e apreendida após a ocorrência era um revólver calibre 32 com seis cartuchos, sendo dois percutidos e não deflagrados e quatro intactos.

A Corregedoria da PMBA esteve no local e lavrou o procedimento inicial baseado na versão dos integrantes das guarnições e já instaurou um Inquérito Policial Militar para colher outros elementos de prova para a elucidação técnica de toda a ocorrência. O prazo para a apuração do procedimento é de 40 dias prorrogáveis por mais 20.

Atenciosamente,

Equipe DCS/PMBA”