Polícia procura ex-prefeito de Santo Amaro Ricardo Machado

    Com informações do Correio da Bahia ( Foto: Reprodução)

    A 1ª Turma do Tribunal de Justiça (TJ-BA) revogou ontem (3) a liminar que concedia liberdade provisória ao ex-prefeito de Santo Amaro Ricardo Machado (PT) e ordenou a prisão do petista. Logo após decisão, uma equipe da Polícia Civil saiu à procura do ex-prefeito. Caso não seja encontrado ou não se apresente espontaneamente, Machado será considerado foragido.

    Ricardo Machado é acusado de liderar esquema de corrupção que desviou cerca de 20 milhões da prefeitura da cidade de 2012 a 2016, numa rede de crimes que se estendeu para outros municípios do Recôncavo, a exemplo de Muritiba.

    Machado foi um dos principais investigados pela Operação Adsumus, deflagrada em 2016 pelo Ministério Público do Estado (MPE) para investigar desvios e fraudes em licitações e contratos da prefeitura de Santo Amaro. Ele estava em liberdade graças a uma liminar concedida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

    Na denúncia apresentada à Justiça, o MPE disse possuir fartos indícios de envolvimento direto do ex-prefeito nos casos de corrupção descobertos pela Adsumus, especialmente em contratos para compra de combustível, aquisição de material de consumo, eventos e obras nas áreas de Saúde e Educação.