São F. do Conde: Ordem de serviço autoriza restauração do Convento Santo Antônio

    Técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) realizaram neste domingo (13), uma visita no Convento de Santo Antônio, patrimônio histórico e cultural de São Francisco do Conde. No encontro, foi assinado a Ordem de Serviço para as obras de restauração do Convento, com investimento de R$544 mil.

    Tombado pelo IPHAN em 1941, o local foi recentemente interditado pela Defesa Civil por apresentar risco de desabamento. O assunto veio à tona após a circulação de imagens e áudio nas redes sociais onde foram denunciadas a situação do Convento. A comissão é formada por representantes da sociedade civil e da Igreja Católica, juntamente com os membros das secretarias de Cultura e de Turismo e da Defesa Civil.

    A igreja e o convento começaram a ser construídos em 1618. Em 1633 foram inaugurados, 64 anos antes da fundação da cidade de São Francisco do Conde, em 1697.

    Participaram do ato, a presidente do IPHAN, Kátia Santos Bogéa, o prefeito Evandro Almeida (PP), do vice-prefeito Carlos Alberto Bispo (Nem do Caípe), de vereadores e da comissão Salve o Convento.