Candeias: Consumidores sinalizam aumento de quase 100% no botijão de gás

    Os moradores dos municípios da Região Metropolitana se queixam da alta do preço dos botijões de gás por conta da greve dos caminhoneiros. Nesta terça-feira (29), diversos ouvintes entraram em contato no programa Fala Comigo e relataram a cobrança abusiva do gás. Em Candeias, o preço do gás chegou a R$ 120 em um estabelecimento na Nova Candeias e R$ 72 no centro da cidade.

    Segundo o superintendente do Procon, Filipe Vieira, os consumidores podem denunciar sem comprovação. “Toda e qualquer venda deve ser acompanhada da nota fiscal, tanto para a defesa do consumidor, tanto para fins fazendários. O Procon não exige, nesse caso, que o consumidor se submeta a um tipo que está com cobrança cinco ou seis vezes acima do valor , às vezes que é o valor normal. O consumidor, ele pode prestar todas as informações e o Procon vai apurar”, explicou Vieira em entrevista a Rádio Baiana.

    Conforme o Procon, 12 revendedoras e 20 postos de gasolina foram notificados durante a paralisação dos caminhoneiros, em Salvador, as denúncias dos consumidores por prática de preços abusivos. Os fornecedores terão que apresentar as informações sobre preços praticados no período, junto com documentos que comprovem estas alegações, para justificar eventuais aumentos dos seus produtos ao consumidor final.