Candeias: Audiência pública discute impactos ambientais causados por derramamento de óleo

    A Câmara de vereadores do município de Candeias, na região metropolitana de Salvador, realiza na manhã desta quarta-feira (20), às 10h, uma audiência pública para discutir os impactos ambientais causados por um derramamento de óleo bruto que acarretou na contaminação do Rio São Paulo, no distrito de Passé.

    O debate pretende reunir lideranças do grupo de pescadores e marisqueiras do município, representantes de associações, empresários e diretores da Petrobras. O vazamento de óleo no Rio São Paulo ocorreu no último dia 09 de junho e resultou na contaminação da água e no desequilíbrio na fauna local.

    Na ocasião, a prefeitura de Candeias responsabilizou a Petrobras por um vazamento de óleo bruto que acarretou na contaminação do Rio São Paulo, no distrito de Passé. A prefeitura destacou que multou a Petrobras em R$ 5 milhões pelo vazamento e destacou que o lançamento do efluente causou danos ambientais que resultou na contaminação da água e no desequilíbrio na fauna local.

    O órgão divulgou uma nota informando que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Agricultura (SEMA) enviou técnicos ao local do acidente ambiental, que averiguaram a gravidade e as consequências do vazamento de óleo bruto na região.

    Em nota divulgada ao portal G1, a Petrobras informou que o vazamento, estimado em três metros cúbicos de “água oleosa”, aconteceu no sábado (8) e afirmou que irá instaurar uma comissão de investigação para apuração das causas do vazamento. A Petrobras destacou que cerca de 90% da área atingida pelo vazamento havia sido limpa pela equipe de contingência da companhia.