Resgate terá Unidade de Saúde da Família

O prefeito ACM Neto assinou nesta terça-feira (17), a ordem de serviço para a construção da  Unidade de Saúde da Família (USF) no Resgate. A estrutura, localizada na Rua Andaraí, s/n, ao lado da Capela Nossa Senhora do Monte Calvário, terá capacidade para atender a 14 mil pessoas e realizar 16 mil atendimentos por mês.
De acordo com a Prefeitura de Salvador, estão sendo aplicados R$1,1 milhão e as obras devem durar até março de 2019. A unidade contará com quatro equipes de Saúde da Família e de Saúde Bucal e deverá realizar atendimento humanizado e qualificado aos grupos de risco de crianças, adolescentes, adultos e idosos em todos os ciclos de vida.
Será promovido acolhimento e atendimento médico, de enfermagem e odontológico nos programas prioritários como hipertensão arterial, diabetes, tuberculose e hanseníase. Também serão ofertados procedimentos de promoção e proteção à saúde como vacinas, coleta de material para exames laboratoriais, marcação de consultas e exames e dispensação de medicamentos.
O prefeito pontuou que, com a USF Resgate, aliada às unidades em construção no Arraial do Retiro, São Gonçalo e Mata Escura, a cobertura de Atenção Básica de Saúde chegará a 100% da população na região do Cabula/Beiru.
“Em 2013, Salvador tinha o pior índice de cobertura da Atenção Básica, de quase 18% da população. O ano de 2018 será fechado com 50% da cobertura e, até o fim de 2019, será triplicado o alcance de atendimentos nessa área na cidade. Isso porque a administração municipal entende que o melhor investimento é na prevenção à saúde”, salientou ACM Neto.