Candeias: Recadastramento biométrico iniciará em novembro

    O recadastramento biométrico dos eleitores do município de Candeias será iniciado no dia 5 de novembro. O calendário foi divulgado nesta segunda-feira (23), durante o encontro entre os representantes dos 38 municípios que integram a primeira fase do novo ciclo do recadastramento e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). O encontro contou com a participação de prefeitos, presidentes das câmaras municipais, juízes eleitorais e chefes de cartórios.

    De acordo com o TRE-BA, a meta é biometrizar 706.159 mil eleitores até 22 de fevereiro de 2019. Em Candeias, 51.928 eleitores deverão ser biometrizados. Além de Candeias, outros quatro municípios da Região Metropolitana de Salvador estarão no ciclo de recadastramento: Simões Filho, Lauro de Freitas, Mata de São João e Dias D’Ávila.

    “De antemão, quero pedir o apoio de vocês no sentido de colaborar com a Justiça Eleitoral. Vamos buscar assinar os convênios necessários com as gestões municipais e, a exemplo do que fizemos no primeiro ciclo, visitarei pessoalmente cada cidade integrante desta nova fase. Tenho certeza que, com a colaboração de vocês e de nossos servidores, teremos – mais uma vez – êxito”, afirmou o presidente do TRE-BA desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano.

    O desembargador adiantou que postos de atendimento serão instalados em todos os 38 municípios listados, sendo consideradas as necessidades de cada localidade. “Nós já temos kits biométricos suficiente para garantir o recadastramento dos eleitores dessas cidades e vamos distribuí-los, claro, considerando o número de eleitores de cada uma”, ressaltou.

    Todos os eleitores do município deverão passar pela revisão com biometria, inclusive os menores de 18 anos e maiores de 70 anos que desejam votar. Para realizar o recadastramento, o eleitor deve apresentar RG, comprovante de residência e para o eleitor do sexo masculino, maior de 18 anos, será necessário apresentar certificado de quitação do serviço militar obrigatório.

    Confira a lista dos municípios:
    Itabuna, Itapé, Jussari, Simões Filho, Crisópolis, Itapicuru, Olindina, Glória, Paulo Afonso, Santa Brígida, Candeias, Catu, Itarantim, Potiraguá, Barra do Choça, Planalto, Ibirapuã, Lajedão, Medeiros Neto, Anagé, Caraíbas, Maetinga, Santo Amaro, Saubara, Lauro de Freitas, Teixeira de Freitas, Itanagra, Mata de São João, Dias D’Ávila, Água Fria, Irará, Ouriçangas, Santanópolis, Cravolândia, Santa Inês, Ubaíra, Anguera e Serra Preta.