Professores da rede municipal encerram greve em Salvador

Com informações do G1-BA

Os professores da rede municipal de Salvador encerraram a greve que já durava um mês, nesta segunda-feira (13). A informação é da diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Elza Melo. A categoria paralisou as atividades para reivindicar reajuste salarial e plano de carreira. Em um dos protestos realizados pelos professores, na capital baiana, houve confusão entre os integrantes da categoria e Guardas Municipais.

Apesar do fim da greve nesta segunda-feira, os itens pedidos não foram atendidos. Conforme Elza, a greve foi suspensa como condição da categoria ser recebida pelo prefeito ACM Neto para debate das reivindicações dos professores.

“Houve uma assembleia na manhã desta segunda-feira, no Sindicato dos Bancários, nos Aflitos, e colocamos em votação. A maior parte [dos professores] decidiu por suspensão da greve”, disse.

A paralisação começou no dia 11 de julho, também após decisão em assembleia. Inicialmente, os professores pediam reajuste salarial de 12,41%, entretanto, desceram a proposta para 6,8% durante uma assembleia no dia 17 de julho. Os professores também pedem progressão de carreira e eleição para diretor.

Por meio de nota, o secretário municipal da Educação, Bruno Barral, informou que o prefeito ACM Neto já garantiu que receberá os representantes da categoria ainda essa semana para dar andamento às negociações.