Novo Centro de Hemodiálise atenderá 260 pacientes

Foto: Divulgação

O Centro de Hemodiálise do Subúrbio, localizado no Hospital Alayde Costa, em Salvador foi inaugurado nesta quarta-feira (29) e atenderá 260 pacientes por mês, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com investimento anual de R$ 9,3 milhões, a Clínica de Hemodiálise do Subúrbio será o 34º estabelecimento habilitado pelo SUS na Bahia a realizar esse tipo de procedimento. Além de atender pacientes no local, o Centro vai disponibilizar o acompanhamento de 50 em regime de diálise peritoneal domiciliar. Em 2018, 6.758 pacientes fazem hemodialise na Bahia, sendo 1.706 apenas em Salvador.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, “a boa notícia para os renais crônicos de toda a Bahia toca, em especial, 206 pacientes que estão internados em unidades hospitalares estaduais, pois a partir da inauguração deste novo serviço de nefrologia, eles serão reintegrados ao convívio familiar”, afirma o titular da pasta da Saúde.

Por mês, o Estado pagará aproximadamente R$ 780 mil pelo atendimento de 260 pacientes adultos e a manutenção de uma equipe multiprofissional composta de médicos nefrologistas, psicólogas, assistentes sociais, técnicos, enfermeiros, além de um laboratório de análises clínicas.

O serviço de diálise possui vários objetivos, dentre os quais destacam-se: remoção de impurezas do sangue; correção do pH do corpo e correção de desequilíbrio dos eletrólitos (sódio, potássio, cálcio, magnésio, fosfato, entre outros), quando não estão dentro das taxas fixas necessárias para que possam exercer normalmente suas funções. O encaminhamento dos pacientes será feito por meio da Central Estadual de Regulação.