Candeias: Sob chuva, milhares de pessoas acompanham desfile cívico de Sete Setembro

    As comemorações do Sete de Setembro na cidade de Candeias, na região metropolitana de Salvador, foram realizadas nesta sexta-feira (7), na Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes. Com o tema “Nosso Povo, Nossa História”, milhares de pessoas acompanharam o evento que celebrou os 196 anos de independência do Brasil. A chuva forte que caiu na região não atrapalhou os moradores que foram assistir o desfile cívico.

     

    Participaram do desfile o Grupo Especial 1, composto pelo 19º Batalhão de Caçadores do Exército, Batalhão da Polícia Militar, Colégio da Polícia Militar (CPM), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Desbravadores, Filarmônica Lira Candeense, Grupo Garotas Mountain Bike (GMTB), SAMU, além dos alunos das escolas municipais do Ensino Fundamental I e II, bem como da escola particular Santa Rita.

    PROTESTO

    Os professores da rede municipal de ensino realizaram uma manifestação durante o desfile cívico de Sete de Setembro, na praça Dr. Gualberto Dantas Fontes. Carregando faixas e cartazes, a categoria  levou diversas reivindicações entre elas, melhorias nas condições de trabalho e o repasse do valor do precatório do Fundef.

    GRITO DOS EXCLUÍDOS

    Ao final do desfile o bloco dos Mendigos tomou conta da praça Dr. Gualberto Dantas Fontes. O movimento levou para as ruas diversas reivindicações políticas e críticas a atual gestão municipal. Idealizado por estudantes do Colégio Polivalente no início dos anos 2000, o Bloco dos Mendigos é inspirado no “Grito dos Excluídos”, promovido pela Pastoral da Terra, da Igreja Católica. Logo após o desfile, o bloco seguiu pela rua 13 de Maio até o largo do Triângulo.

    História

    A Independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822. A partir desta data, o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. A proclamação foi feita por D. Pedro I, as margens do Riacho do Ipiranga, em São Paulo. D. Pedro I foi coroado imperador do Brasil, em dezembro de 1822.