Região Metropolitana: Campanha de vacinação contra polio e sarampo encerra nesta sexta

    A campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite nos municípios da Região Metropolitana de Salvador termina nesta sexta-feira (21). A meta é que pelo menos 95% da população de Camaçari, Candeias, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Salvador, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz seja imunizada. Crianças de 1 até 5 anos deverão ser vacinadas durante a campanha.

    De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha de multivacinação pretende regularizar a Caderneta de Vacinação das crianças que deixaram de tomar a vacina e reforçar a dose de quem já se vacinou e aplicar pela primeira a dose.

    Para receber a dose, a criança deve ser levada até à unidade de saúde do seu bairro ou distrito, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, junto com a Certidão de Nascimento e Caderneta de Vacinação.

    Na Bahia, até o momento, 785.585 crianças foram imunizadas contra a poliomielite e 786.274 foram vacinadas contra o sarampo. Ainda segundo o balanço da Sesab, 131 municípios ainda não conseguiram atingir a meta vacinal.

    Dados de hoje no sistema Si-PNI, do Ministério da Saúde, mostram que a Bahia está com 92,57% de cobertura vacinal. A população alvo a ser vacinada, tanto para polio como para sarampo, na Bahia, é de 849.361 para cada vacina.

    De acordo com Ramon Saavedra, coordenador do programa Estadual de Imunização, a orientação é de que os municípios que ainda não atingiram a meta deem continuidade à vacinação, conforme orientações técnicas já estabelecidas. “Além disso, a confirmação do caso importado de sarampo, no município de Ilhéus, reforçou a necessidade de ampliar o prazo para que aqueles que não levaram as crianças para vacinar, possam fazer isso dentro do novo prazo”, esclareceu.