Dois moradores de Ilhéus são diagnosticados com sarampo

Dois moradores do município de Ilhéus, no sul da Bahia, foram diagnosticados com sarampo no mês de setembro. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), inicialmente, a suspeita era que o vírus pudesse ser vacinal, já que os pacientes tinham sido imunizados recentemente. Um segundo exame realizado pela Fiocruz comprovou o que vírus encontrado nos pacientes é o mesmo que circula no estado do Amazonas, na Venezuela e no paciente de Manaus que já chegou ao estado doente. A Bahia não registra casos de sarampo desde 1999.

Ainda segundo a Sesab, oito casos suspeitos estão sendo investigados. Dentre esses, dois apresentaram contato indireto (mesmo local de trabalho) com o caso confirmado importado de Manaus. Desses oito casos, dois foram descartados, dois confirmados e quatro ainda permanecem em investigação.

Conforme a Sesab, as pessoas devem ficar atentas aos sintomas da doença como febre e exantema, acompanhada de tosse, coriza ou conjuntivite, independente da idade, situação vacinal anterior, deslocamento para áreas de risco nos últimos 30 dias ou contato com pessoas que tenham se deslocado para áreas de risco nesse período.