Candeias: Reunião discute mais ações de prevenção aos efeitos da chuva

Com informações do repórter Uilson Victor

As ações de prevenção contra os efeitos da chuva no município de Candeias, na região metropolitana de Salvador, foram discutidas durante uma reunião realizada na tarde desta terça-feira entre a Defesa Civil e as Secretarias Municipais de Serviços Públicos, Desenvolvimento e Assistência Social e Trânsito e Transportes. Entre a segunda (3) e terça (4), a Defesa Civil recebeu mais de 30 chamadas por conta da forte que atingiu o município. Houve alagamentos nas Ruas Maranhão, no Bairro da Pitanga, e Marechal Deodoro, no Bairro do Santo Antônio, e, na Urbis II, o muro de uma casa caiu.

Segundo o diretor da Defesa Civil, Everton Souza, estão sendo feitas ações como limpeza de canais, de bocas de lobo e beira de córregos, capinação e varrição de locais considerados de risco o que diminuiu os efeitos da forte chuva entre ontem e hoje. No período, choveu 75 mm, o esperado para o mês. Ele alerta a população em localidades para convocar a Defesa Civil ao notar qualquer anormalidade pelos números 199 ou (71) 3605-2574.

Boletim

A previsão meteorológica indica continuidade de chuva com possibilidade de pancadas nos próximos dois dias – quarta (5) e quinta-feira (6). O boletim do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais) registra áreas de risco de movimentos de massa no município que se caracterizam pela presença de taludes de corte/aterro mal executados em encostas de alta declividade. As encostas são ocupadas por moradias, na maioria, de elevada vulnerabilidade. Esta situação associada à precipitação incidente e a previsão meteorológica indica que podem ocorrer deslizamentos pontuais e induzidos nas áreas de risco mapeadas.