São F. do Conde: Convênio entre Caixa e Prefeitura implantará centro odontológico

Convênios entre a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura de São Francisco do Conde vai permitir a implantação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e a pavimentação de ruas no município. O termo de cooperação foi assinado na última terça-feira (15). O primeiro deles irá assegurar recursos estimados em R$ 600 mil reais para a construção de um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO); e o segundo, na ordem de R$ 2 milhões para a pavimentação de ruas.

“A proposta de implantação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) é uma das metas da gestão e ela existe desde 2009. O CEO é uma necessidade real do município, visando a garantia da integralidade na assistência à comunidade, pois apesar de termos 100% de cobertura em saúde bucal, o CEO faz atendimentos de média complexidade que não podem ser realizados na atenção primaria. Essa conquista significa menos perdas de dentes para a população franciscana e, com isso, ocasionamos uma maior autoestima, evitando problemas na fala e na mastigação, entre outros problemas evitáveis”, afirmou a secretária da Saúde, de São Francisco do Conde, Eleuzina Falcão.

Ambos os convênios são recursos dos Fundos Perdidos, oriundos do Governo Federal. “É importante reforçar que a Caixa Econômica Federal fará todo o esforço possível para atender as demandas, mas dependemos de vocês para reforçar a equipe técnica e dar respostas. O tempo é curto e temos muito a fazer”, frisou o coordenador Anderson Andrade.

Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) é uma das frentes de atuação do Brasil Sorridente. O tratamento oferecido nos Centros de Especialidades Odontológicas é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica e no caso dos municípios que estão na Estratégia Saúde da Família, pelas equipes de saúde bucal.

O local vai oferecer serviços como Diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca; Periodontia especializada (Tratamento dos tecidos normais e afecções dos tecidos imediatamente próximos aos dentes, Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; Endodontia (Canal) e Atendimento a portadores de necessidades especiais.

Os profissionais da atenção básica são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento aos centros especializados nos casos mais complexos.