Escultura das ‘Gordinhas de Ondina’ cai após ventos fortes em Salvador

Com informações do Correio da Bahia

A estátua da Mariana, que integra o monumento Mulheres do Brasil, ficam na praça que leva o nome da artista plástica Eliana Kertész, caiu na manhã desta sexta-feira (10) em Salvador.

A Fundação Gregório de Matos informou que uma equipe da diretoria de patrimônio e humanidade do órgão estiveram no local e identificaram que a queda aconteceu em função do processo de desgaste e ferrugem por causa da ação do tempo. Acredita-se que os fortes ventos que atingem a capital nesta sexta tenham colaborado com o tombamento da escultura.

Recentemente, segundo a fundação, foi feita uma resturação na parte artística das esculturas pois elas estavam pichadas.

Em função da queda da escultura de Mariana, a outra gordinha – Catharina – passará hoje por avaliação preventiva feita pela Superintendência de Obras Públicas do Salvador (Sucop).

As estátuas são feitas de bronze, mas as bases são de ferro. . Cada uma tem quase quatro metros de altura e pesa uma tonelada e meia e foram desenvolvidas pela artista plástica Eliana Kértsz.

A imagem de Damiana, segundo a fundação, passou por restauro completo recentemente. Inaguradas em 2005, as peças foram batizadas como Damiana, que representa os negros, Mariana, que homenageia os brancos, e a terceira é Catarina, que representa a comunidade indígena.